Projecto GLBP

Olá Pessoal,

Conforme prometido, venho aqui publicar um outro projecto em que tenho estado a preparar, durante os poucos tempos livres que vou tendo.

Este projecto consiste, à semelhança do anterior, simular um ambiente produtivo.

Foi tendo alguns ajustes há medida em que o ia realizando.

No final ficou um projecto em que tenho 2 sites, com 2 "domain controllers", 2 dominios diferentes, com acesso à internet, fault tolerance, balanceamento de carga e um "trust" entre os 2 dominios.

Simulei cada site para ter cerca de 500 hosts, fazendo a conta para ter uma rede que conseguisse suportar essa quantidade de equipamentos.

Este é o aspecto geral do mesmo:


Por site, tenho a seguinte configuração:

.2 routers, ligados, cada um deles, à sua ligação internet, simuladas através de varias cloud's.

. 2 switch's.

. Servidor em Windows 2012 como domain controller.

. 1 computador com Windows 8.1 adicionado ao dominio

Tenho ainda uma ligação Wan entre os dois sites que me permite ter o "trust" entre os 2 dominios.

Desta vez, vou colocar aqui toda a configuração dos equipamentos de Network, de forma a, poder servir de guia para  no futuro não me esquecer do que fiz para ter este ambiente funcional.

Configuração Site 1

Configuração Site 2

Relativamente aos controladores de dominio, não tenho grande configuração. Foram configurados como controladores de dominio, com DNS e DHCP.

Instalei ainda um servidor TFTP grátis de forma a poder exportar a configuração toda de Network para os servidores, como método de backup se, algum dos equipamentos perder a configuração.

Para isso usei o comando "copy running-config tftp:"ip do servidor" all"

Todo este projecto foi feito no sowftware GNS3 e com o Virtual Box para as máquinas virtuais.

Um abraço a todos,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erro "System error 1231 has occurred" ao tentar mapear uma drive de rede

Saber qual a "Product Key" do Office 2013

Alterar a chave do Office Home & Business 2013